Image Map
Levo livros para onde vou!: Entrevista com Graciela Mayrink– Escritora do livro Até Eu Te Encontrar

12 maio 2014

Entrevista com Graciela Mayrink– Escritora do livro Até Eu Te Encontrar

Oi leitores tudo bem?
Hoje vou postar a entrevista com a parceira do blog Graciela, escritora do livro Até Eu Te Encontrar.

   1 - Nos conte um pouco sobre a Graciela Mayrink.
Sou uma pessoa normal (risos). Sou calma, bem caseira, viciada em séries, cinema e, claro, livros. Sou uma leitora compulsiva, não consigo ficar sem ler e sempre leio mais de um livro ao mesmo tempo. Adoro viajar e sair para comer com minha irmã Flávia e minhas amigas, e também ficar em casa com minhas cachorrinhas, que são as minhas companheiras diárias de escrita. Sou uma pessoa tímida até conhecer os outros, depois me solto. Estou sempre pronta para ajudar os amigos e levo muito a sério a amizade. Quando sou amiga, sou amiga até o fim.



   2-  Quais foram os primeiros livros que você leu? E o que te fez ler esses livros?
A primeira história que me vem na cabeça quando penso na minha infância é a do Patinho Feio. Meus pais sempre me incentivaram a ler e em casa os livros eram presença constante.

3-No início de sua carreira como escritora, que tipo de escritor/livro te influenciou?
Acredito que posso falar que o autor que determinou o tipo de história que eu ia escrever é o Pedro Bandeira. Li no colégio A Marca de Uma Lágrima e me apaixonei pelo livro. Na época, eu pensei: se um dia escrever um livro, vai ser esse o estilo dele.

4-    Já alguma vez se deparou com alguém a ler um livro escrito por você, por exemplo em praça, praia, transporte publico, etc. ?
Uma vez entrei na Saraiva do Botafogo Praia e uma garota estava sentada no sofá lendo meu livro. Fiquei muito feliz e fui conversar com ela. Mas fora da livraria ainda não tive a chance de encontrar alguém lendo Até Eu te Encontrar.

5-Qual é o seu(a) escritor(a) preferido dentro de cada gênero literário?
Livros de romance eu gosto do Nicholas Sparks, puxando um pouco para a literatura fantástica é a Anne Rice, mas não sei se ela se encaixa neste grupo. Acredito que sim. Na categoria romances de tribunal/suspense/policial sou apaixonada pelo John Grisham e o Harlan Coben. Livros de guerra/históricos o preferido é o Bernard Cornwell. Humor é o Luis Fernando Verissimo e romances do cotidiano eu gosto dos livros do Fernando Sabino e do Nick Hornby. Sabino também entra em contos, junto com a Joana Cabral. Não curto muito livros de terror.

6-Conte-nos um pouco sobre o livro Até Te Encontrar.
É um romance que se passa na universidade, um livro que poderia ser real com leves pitadas de magia. É a história da Flávia que vai estudar em Viçosa e se apaixona pelo melhor amigo, que não a leva a sério. Através dele, ela conhece sua alma gêmea, só que ela tem uma pré-antipatia pelo menino. Enquanto tenta resolver as questões do coração, Flávia descobre o passado desconhecido da família da mãe dela, onde entra a parte da magia, mas é algo bem sutil, nada de sobrenatural.

7- O que você quis passar para o leitor e, que compromisso tem o livro?
O principal compromisso é o de entreter. Não escrevo para ganhar prêmios, levar mensagens profundas e reflexivas ao leitor. Podem jogar pedra em mim (risos), mas o meu principal objetivo é fazer alguém que não gosta de ler se apaixonar pela leitura através do meu livro. Gosto de escrever histórias parecidas com a realidade, com a finalidade de fazer alguém se esquecer dos problemas e passar boas horas se divertindo com meu livro.

8-  Ser escritor sempre foi um sonho ou tudo aconteceu inesperadamente?
Não chegou a ser inesperadamente, mas não foi algo que planejei. Escrevo desde pequena, mas era um hobby, nunca havia pensado em levar como minha profissão até que em 2008 minha irmã começou a me incentivar a escrever para publicar. Fiquei um ano pensando nisso, porque sabia que os textos que tinha não eram bons o suficiente para se transformarem em um livro, até que a ideia de Até Eu te Encontrar surgiu na minha cabeça.

9- Quais os planos literários para o futuro?
Este ano sai meu segundo livro e atualmente estou escrevendo o terceiro. Por enquanto o meu pensamento está só nos escritos, não tenho planos para me dedicar a outra atividade além da produção de livros.

10-Sabemos que o processo de criação de um livro é um trabalho extremamente árduo. Existe alguma dica que você possa dar ás pessoas que sonham em se tornar escritores?

Não desistir nunca. É uma profissão onde você trabalha muito nos bastidores. Não vou negar que é difícil porque as grandes editoras ainda não estão abertas aos autores estreantes, então você precisa conquistar seu lugar ao sol no mercado literário brasileiro. É preciso muita dedicação, revisar bastante o texto para não enviá-lo cheio de erros e ter calma e paciência. Neste meio, quem tem pressa e faz tudo no afobamento e de qualquer jeito não consegue seguir adiante. Tem que ter em mente que nada se resolve em meses, é preciso batalhar muito e para isso leva-se tempo.



Um comentário:

  1. Oi La *--*
    Adorei a entrevista , já conhecia a autora ele é super legal ! Adoro muito ela :3 Ela já veio para Bienal de Salvador mas não pode conhecer ela por falta de tempo não há consegui encontrar :( mas dá próxima eu encontro haha :)
    Quero mais entrevistas viu haha
    Beeijos !

    ResponderExcluir